GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

Dra. Silvia Joly Mattos

Desde criança meu sonho era ser médica, pois queria muito ajudar as pessoas. Estudei muito no 3º ano do ensino médio, pois na época a Medicina já era o curso mais concorrido. Passei na USP e UNICAMP, e decidi ficar em Campinas na UNICAMP.

Já na faculdade, depois de ficar em dúvida entre várias especialidades, no 6º ano optei pela Ginecologia e Obstetrícia. Fiz meu último ano de Residência nas áreas de Histeroscopia, Laparoscopia, Menopausa e Infertilidade.

Dessas áreas, a Reprodução Humana (Infertilidade) sempre me chamou a atenção. Isso porque, além da própria obstetrícia, também lidava com a vida: o tratamento para engravidar e a realização do desejo de ser mãe. Até hoje me emociono demais quando realizo um parto, ou quando as pacientes engravidam após um tratamento ou mesmo uma simples orientação.

Já no final da Residência Médica, comecei a dar plantões em muitas cidades vizinhas, noturnos e de final de semana. Em pronto socorros e centros de saúde. Afinal, eu precisava ir adquirindo experiência sozinha, além de começar a ter meu próprio sustento.

Fiz Pós-graduação na Área de Infertilidade Conjugal, e obtive o título de Mestre em Tocoginecologia na área de Infertilidade.

E assim continuei com meus plantões nas cidades vizinhas. Mas me vi de certo modo “perdida” para começar a vida de consultório do “zero”, já que não tenho pai, mãe e nenhum parente médico que pudesse de alguma maneira me direcionar. Mas graças a professores da UNICAMP muito queridos, recebi muita orientação, e assim foi que montei meu primeiro consultório.

Fiz Estágio na área de Reprodução Humana no Instituto de Ginecologia e Fertilidade – Instituição filiada à Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.

Realizei especialização em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva), vinculada à Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Hoje, tenho 24 anos de experiência na área Ginecológica. Tenho Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia, e Título de Especialista em Reprodução Assistida, todos pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).

Amo tanto minha profissão, que não consigo me imaginar fazendo qualquer outra coisa!

CURRÍCULO

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP – 1989 a 1994
  • Três anos de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM – UNICAMP, sendo o último ano com estágios  em Histeroscopia (diagnóstica e cirúrgica), Laparoscopia (diagnóstica e cirúrgica), Uroginecologia-Urodinâmica, Menopausa, Esterilidade, Infecções Genitais, Ginecologia Endócrina, Cirurgia Ginecológica e Ecografia – 1995 a 1997
  • Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) – 1997
  • Título de especialista na área de Laparoscopia – 2001
  • Título de especialista na área de Histeroscopia – 2001
  • Estágio na área de Reprodução Humana no Instituto de Ginecologia e Fertilidad – Instituição filiada à Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires – 1997
  • Pós-Graduação pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, tendo defendido Dissertação de Mestrado na área de Infertilidade e obtido o título de Mestre em Tocoginecologia – 2000
  • Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva) em parceria com o Projeto Alfa, com duração de 240 horas.
  • Título de Especialista em Reprodução Assistida pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).

INSTITUIÇÕES & ASSOCIAÇÕES

DICAS VALIOSAS

Acompanhe pelo Instagram

Conteúdos leves e descontraídos, sobre Reprodução Humana, Fertilidade e Fertilização In Vitro.

[instagram-feed cols=4 rols=2]

Conheça os Artigo e Entrevistas da Dra. Silvia

Comments are closed.