Fertilização In Vitro (FIV)

 

A FIV (fertilização in vitro) é uma das principais técnicas da reprodução assistida, que consiste na fertilização do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, dando origem a embriões que serão transferidos, posteriormente, para o útero da mulher.

É um procedimento de alta complexidade, uma vez que necessita de um maior acompanhamento médico, utilização de medicamentos para estimulação ovariana e estrutura laboratorial para promover o encontro do óvulo com o espermatozoide fora do corpo da mulher.

UM TRATAMENTO FANTÁSTICO

Como funciona a Fertilização In Vitro?

O tratamento consiste em etapas quatro bem definidas: indução da ovulação, coleta de óvulos e espermatozoides, fertilização em laboratório e transferência dos embriões para o útero.

Iniciando com o estímulo da ovulação através do uso de medicações indutoras da ovulação, se acompanha o desenvolvimento folicular por ultrassonografia seriada até a coleta dos óvulos. No mesmo dia da coleta dos óvulos, também é realizada a coleta do sêmen. Então, manipula-se os gametas (óvulos e espermatozoides) para fertilização.

Posteriormente a fertilização, o médico, junto aos embriologistas, acompanha o desenvolvimento embrionário até o embrião estar apto, em estágio adequado, para transferência embrionária após o preparo do endométrio.

Em caso de sucesso do tratamento, será feito um exame de ultrassom com 6 semanas de gravidez para confirmar a gestação clínica e se inicia o acompanhamento inicial da gravidez.

A DÚVIDA PRINCIPAL

Quem pode fazer a Fertilização In Vitro?

A Fertilização In Vitro é indicada para mulheres acima de 35 anos em casos de alterações tubárias, alterações hormonais da mulher, endometriose, alterações seminais e infertilidade sem causa aparente, assim como nos casos de problemas com os espermatozoides do homem.

Além disso, é uma opção para casais que não obtiveram sucesso com outros tratamentos e é a melhor opção para mulheres com idades avançadas que desejam engravidar, já que oferece a maior taxa de sucesso da medicina reprodutiva.

Dra. Silvia Joly Mattos, Especialista em Fertilização In Vitro

GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

Dra. Silvia Joly Mattos

Com mais de 23 anos de experiência na área Ginecológica na cidade de Campinas/SP, a Dra. Silvia Joly Mattos possui formação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM/UNICAMP, onde também se especializou em Infertilidade Conjugal.

Possui Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia e Pós-Graduação pela UNICAMP, tendo o título de Mestre em Tocoginecologia com Dissertação na área de Infertilidade. Na área de Reprodução Humana, possui o Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva).

ENTRE EM CONTATO

Marque sua Consulta

Em breve minha equipe de atendimento entrará em contato.

    Fertilização In Vitro
    Fertilização In Vitro

    Comments are closed.