Diagnóstico do Embrião

Coito Programado

O Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD) é uma análise dos embriões realizada para identificar alterações genéticas antes da implantação no útero materno em um processo de fertilização in vitro (FIV).

Essa técnica permite avaliar casais portadores de alterações genéticas conhecidas, como a fibrose cística, ou para uma anormalidade cromossômica específica, como a síndrome de Down, síndrome de Turner, e translocação não-balanceada.

O objetivo é fazer uma seleção de embriões saudáveis para evitar que doenças genéticas se desenvolvam durante a gravidez, principalmente quando os pais apresentam alto risco de transmissão para o filho.

UM TRATAMENTO FANTÁSTICO

Como funciona o Diagnóstico do Embrião?

 

A partir da aspiração de um ou mais blastômeros de um pré-embrião ou do primeiro corpúsculo polar do oócito faz-se uma biópsia dos embriões após um ciclo de Fertilização In Vitro, para análise e diagnóstico de possíveis alterações cromossômicas, antes que haja a transferência para o útero da mulher.

Dessa forma, o embriologista faz a seleção dos embriões saudáveis, evitando transferências de embriões que poderão acarretar um aborto ou o nascimento de uma criança com doenças genéticas.

O procedimento é feito a laser, reduzindo os danos que possam ser causados ao embrião durante a biópsia.

A etapa seguinte retoma o próprio andamento da FIV, que é a transferência embrionária, mas com uma chance muito maior de o futuro filho não desenvolver doença ou distúrbio genético ao longo da gestação.

A DÚVIDA PRINCIPAL

Para quem é indicado o Diagnóstico do Embrião?

A principal indicação é para casais que possuem histórico familiar de doenças genéticas ou malformações.

Porém, outros casos também podem indicar a necessidade do teste, como por exemplo mulheres com idade superior a 37 anos, homens com sêmen de baixa qualidade, casais que já tenham filho com alguma anomalia cromossômica e falhas recorrentes de fertilização in vitro ou abortos.

O diagnóstico do embrião é a única forma de diagnosticar desordens genéticas de um embrião antes da concepção da gestação, o que melhora os resultados da fertilização in vitro e auxilia os casais com risco reprodutivo a ter filhos livres de doenças genéticas.

Dra. Silvia Joly Mattos, Especialista em Fertilização In Vitro

GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

Dra. Silvia Joly Mattos

Com mais de 23 anos de experiência na área Ginecológica na cidade de Campinas/SP, a Dra. Silvia Joly Mattos possui formação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM/UNICAMP, onde também se especializou em Infertilidade Conjugal.

Possui Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia e Pós-Graduação pela UNICAMP, tendo o título de Mestre em Tocoginecologia com Dissertação na área de Infertilidade. Na área de Reprodução Humana, possui o Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva).

ENTRE EM CONTATO

Marque sua Consulta

Em breve minha equipe de atendimento entrará em contato.

    Diagnóstico do Embrião
    Diagnóstico do Embrião

    Comments are closed.