Coito Programado

Coito Programado

O coito programado é uma das opções da reprodução assistida de baixa complexidade, que consiste em determinar o melhor período do ciclo menstrual para o casal ter relações sexuais, aumentando as chances de gravidez.

Esse método pode ser feito tanto no ciclo menstrual natural quanto no ciclo menstrual auxiliado por medicamentos indutores da ovulação, que é o mais comum.

O coito é uma das alternativas mais simples e menos invasivas que permite que a mulher engravide da forma mais natural possível com uma pequena ajuda da medicina.

UM TRATAMENTO FANTÁSTICO

Como funciona o Coito Programado?

Basicamente o processo consiste na indicação de medicamentos hormonais que ajudarão a induzir a ovulação, podendo ser via oral ou através de injeções subcutâneas.

Em seguida é realizado um monitoramento por ultrassom para acompanhar a quantidade e o tamanho dos folículos.

Quando os folículos e o endométrio atingirem tamanho esperado, o casal deverá iniciar relações sexuais diárias ou em dias alternados. A realização do teste de gravidez será em 14 dias após a ovulação.

O recomendado é que sejam realizadas no máximo 3 a 4 tentativas de coito programado e em caso de falha, deve ser discutido com o casal a necessidade de realização de tratamento de alta complexidade.

A DÚVIDA PRINCIPAL

Para quem é indicado o Coito Programado?

O coito programado é indicado para mulheres que não conseguem ter filhos, justamente por problemas na ovulação, mas que por meio de exames fique comprovado que as tubas uterinas estão normais, assim como sêmen do parceiro.

Para que haja a indicação desse tratamento, a mulher precisa passar por uma série de exames que envolve desde análise de histórico dos ciclos menstruais, histerossalpingografia, ultrassonografia transvaginal e espermograma.

Com base nos resultados desses exames, o especialista em reprodução humana irá avaliar se esse é o método mais indicado.

Dra. Silvia Joly Mattos, Especialista em Fertilização In Vitro

GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

Dra. Silvia Joly Mattos

 

Com mais de 23 anos de experiência na área Ginecológica na cidade de Campinas/SP, a Dra. Silvia Joly Mattos possui formação em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM/UNICAMP, onde também se especializou em Infertilidade Conjugal.

Possui Título de Especialista em Laparoscopia e Histeroscopia e Pós-Graduação pela UNICAMP, tendo o título de Mestre em Tocoginecologia com Dissertação na área de Infertilidade. Na área de Reprodução Humana, possui o Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva).

ENTRE EM CONTATO

Marque sua Consulta

 

Em breve minha equipe de atendimento entrará em contato.

    Coito Programado
    Coito Programado

    Comments are closed.