gravidez aos 40

Gravidez aos 40 anos: Quais os desafios?

Nos dias de hoje, é muito comum o adiamento da maternidade para após os 35 anos de idade. A gravidez aos 40 anos está cada vez mais comum, no entanto, é a partir dessa idade que os desafios aumentam, tais como:

▫️ Diminuição da reserva ovariana;
▫️ Comprometimento da qualidade dos óvulos;
▫️ Aumento do risco de anormalidades cromossômicas;
▫️ Falhas no processo de nidação;
▫️ Abortamento.

Para minimizar esses riscos, o ideal é se preparar para a gestação, procurando aconselhamento de fertilidade com uma equipe multidisciplinar.

Lembrando que é possível contar com o auxílio da fertilização in vitro (FIV) em idades mais avançadas, já que na técnica as chances de gravidez são maiores nesse caso, devido especialmente à qualidade dos óvulos.

Além disso, existe a possibilidade de preservar a fertilidade com o congelamento dos óvulos, garantindo maiores chances de gravidez em idades mais avançadas.

Por isso, se você pretende adiar a gravidez aos 40 anos, procure saber as suas opções! Como estão os preparativos para a sua gravidez?

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share:

Leave comment