laqueadura

Laqueadura: É possível engravidar depois?

Há um tempo, recomendava-se a cirurgia de recanalização tubária como tentativa de retomar a fertilidade. Mas é possível engravidar depois de uma laqueadura?

Ao longo dos anos, porém, foi observada uma taxa muito baixa de sucesso desse procedimento devido à cicatrização local que muitas vezes obstrui novamente a luz das trompas, além do risco aumentado de gravidez tubária, pois a função interna da trompa no transporte de gametas e embrião permanecia prejudicada no local de recanalização.

Para as mulheres que querem engravidar após a laqueadura tubária, as chances de sucesso são maiores por meio da fertilização in vitro (FIV).

Lembrando que cada caso deve ser analisado de forma individualizada, pois nesse procedimento devemos avaliar a reserva ovariana e a cavidade uterina, além das condições de saúde da futura gestante.

Por isso, pense bem antes de fazer a laqueadura se você tem dúvida sobre ter outros filhos no futuro. Existem métodos contraceptivos eficazes, cômodos e totalmente reversíveis. Você já sabia que a reversão da laqueadura não é tão fácil?

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share:

Leave comment