cisto

Cisto único nos ovários impede a gravidez?

Mito! Quem tem cisto ovariano único pode engravidar, sim!

Cisto único nos ovários raramente provocam infertilidade, mas eles podem, em alguns casos, dificultar a concepção por conta de possíveis alterações hormonais. Por isso, é importante que a mulher faça acompanhamento médico, sobretudo se estiver tentando engravidar.

Cistos surgem e desaparecem espontaneamente durante o ciclo menstrual e, na maioria das vezes, não apresentam qualquer risco.

Geralmente a presença é silenciosa, mas em quadros de maior gravidade pode haver sinais como dor pélvica, inchaço na região do abdômen, dor na relação sexual, constipação, sangramento fora do ciclo, menstruação irregular e dor nas costas.

Por isso, pode ser necessária a utilização de medicamentos para evitar que novos cistos se desenvolvam e para eliminar os já́ existentes, ou, principalmente se forem grandes e persistentes, pode ser recomendada ainda a cirurgia de retirada. Converse com o seu médico ginecologista!

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share:

Leave comment