endometriose

A endometriose impede a gravidez?

A endometriose e a infertilidade estão sim intimamente relacionadas, mas isso não é um ponto final! ❌

Quando o diagnóstico revela que a mulher não consegue engravidar porque possui uma patologia como a endometriose, é necessário, primeiro, entender qual é o grau da doença.

O tratamento da endometriose depende da gravidade de cada caso e do desejo da mulher. Mulheres que não desejam engravidar recebem o tratamento de medicamentos anti-inflamatórios e anticoncepcionais orais com estrogênio e progesterona ou apenas progesterona.

Mulheres que desejam engravidar ou em casos de resposta insatisfatória ao tratamento com medicamentos, devem passar pela intervenção cirúrgica e em seguida, buscar as técnicas da reprodução assistida como a Fertilização In Vitro para ter sucesso na gravidez.

Então o sonho de ter um bebezinho em casa pode sim ser uma realidade, sendo necessário tomar algumas precauções desde o início do diagnóstico, independente se está tentando engravidar. E com as condutas corretas, você pode encurtar o caminho dessa jornada! 💜

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share:

Leave comment