aborto

Quando investigar as causas de um aborto?

O aborto é uma situação difícil, triste e infelizmente comum na população em geral, atingindo aproximadamente 15% a 20% das gestações.

É muito importante esclarecer que em casos de um aborto isolado não há necessidade de uma investigação específica. Porém, quando há repetições de perdas gestacionais é fundamental a procura por um especialista.

Isso porque o aborto de repetição é um dos principais fatores que dificultam a mulher ter um filho. Portanto, nesses casos é preciso avaliar o histórico dos parceiros, gestações anteriores, abortos espontâneos e histórico familiar, além da realização de alguns exames.

Após essa avaliação é possível indicar um tratamento de forma individualizada, podendo ser de natureza farmacológica, cirúrgica ou com a utilização de técnicas de reprodução assistida.

Vale lembrar que mesmo após abortos de repetição é possível a gravidez! Não desista! 💜

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Tags:
Share:

Leave comment