diabetes

Mito ou verdade: Diabetes causa infertilidade?

A Diabetes pode causar infertilidade? Quando a doença não está controlada, ela pode comprometer a fertilidade sim!

O diabetes tipo 2 geralmente está associado à obesidade e resistência à insulina. Essas duas condições podem causar desequilíbrio hormonal, assim como ciclo menstrual irregular, o que acaba dificultando a gravidez.

Não apenas as mulheres, mas os homens também podem ser afetados. Devido à alta taxa de glicose, a produção de radicais livres aumenta, o que pode resultar em problemas no material genético.

O diabetes descontrolado pode também levar ao desenvolvimento da ejaculação retrógrada, que ocorre quando o sêmen, que normalmente sai através da uretra, flui em direção à bexiga urinária. Dessa forma, não há espermatozoides para fecundar o óvulo.

O recomendado é manter a doença controlada, observando os níveis de glicose no sangue e mantendo os exames sempre em dia. Fazer atividades físicas regulares e utilizar todos os medicamentos de forma correta e pontual também contribui para que a diabetes não se agrave!

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Share:

Leave comment