embriões

Quantos embriões posso transferir na FIV?

O número de embriões a transferir é uma decisão muito importante para o sucesso do tratamento. No entanto, antes da transferência, alguns critérios são levados em consideração. Existem muitos lados para uma simples moeda que podem influenciar a decisão final:

▫️ Idade da paciente e número de ciclos de FIV já feitos;
▫️ Qualidade e dias de vida dos pré-embriões;
▫️ Condição do útero segundo a preparação e crescimento do endométrio;
▫️ Limitações anatômicas.

O Conselho Federal de Medicina estabeleceu o número máximo que podem (não necessariamente devem) ser transferidos, de acordo com a idade da mulher:

▫️ Até os 35 anos: transfere-se até dois embriões;
▫️ 36 a 39 anos – transfere-se até três embriões;
▫️ 40 anos ou mais – transfere-se até quatro embriões.

Lembrando que os embriões não transferidos poderão ser congelados para uma futura tentativa, sem que tenhamos que transferir todos de uma só vez!

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment