fiv

5 mitos da FIV que vou desconstruir para você

Passar pela Fertilização In Vitro (FIV) ou qualquer procedimento de reprodução assistida não é um processo fácil. Requer coragem, apoio, disciplina e muita fé.

Mas veja, já é difícil o suficiente como ela é de verdade. Fica mais difícil ainda com informações erradas que podem te bloquear e desestimular.

1 – Você não precisa tirar férias: O processo todo dura, em média, 14 dias e você não precisa se afastar das suas atividades habituais de trabalho e de lazer.

2 – Ninguém vai saber do seu tratamento se você não quiser: As medicações não mudam a sua rotina diária e os sintomas não costumam ser perceptíveis por outras pessoas.

3 – Você não precisa ir à clínica diariamente: Claro que o tratamento é rigoroso e a visita à clínica precisa ser periódica, mas são apenas 3 ou 4 encontros para controle ultrassonográfico até a coleta.

4 – A coleta dos óvulos é tranquila: O procedimento é de baixo risco e de curta duração. Ao término do procedimento, você se recupera da anestesia e recebe alta no mesmo dia, algumas horas depois.

5 – Não necessariamente você terá gêmeos: O risco de gêmeos na FIV é diretamente relacionado ao número de embriões transferidos para o útero. Atualmente, a tendência é a transferência de um embrião de cada vez, caso se trate de um embrião de boa qualidade.

Juntei alguns mitos que ouço no consultório e vim desconstruir a informação para vocês. Vamos divulgar informação e desbloquear medos por fatos irreais que podem desestimular quem precisa do tratamento!

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment