gravidez

4 fatos sobre a gravidez após os 40 anos

Existem diversas coisas que a futura mamãe precisa saber antes do nascimento do seu bebê. No entanto, em uma gravidez depois dos 40, todo cuidado é pouco!

Os cuidados, assim como em uma gestação em qualquer idade, fazem parte da rotina. Por mais que muitos possam achar mais arriscado engravidar após os 40, esse perigo diminui significativamente quando essa decisão é acompanhada de um bom aconselhamento médico.

1 – O cuidado precisa ser redobrado: Se faz necessário ficar em constante atenção aos níveis de diabetes, hipertensão e alterações cardiovasculares. O acompanhamento médico é fundamental, já que com a chegada da idade, o nosso corpo começa a responder de maneira diferente. 

2 – O pré-natal será diferente: Tendo em vista as complicações que a gestação de uma mãe com idade mais avançada pode ter, o acompanhamento durante o pré-natal deve ser muito mais intenso. Os exames e avaliações serão ainda mais frequentes.

3 – O parto pode ser prematuro: A taxa de nascimentos prematuros nas gestações após os 40 anos é maior justamente por conta de complicações como a diabetes gestacional e hipertensão. Lembrando que isso não é uma regra e o parto pode ser dentro do tempo comum.

4 – É uma gravidez totalmente possível: Apesar das dificuldades, uma gravidez aos 40 é totalmente possível! Tudo é uma questão de procurar o profissional certo que possa te orientar sobre os riscos envolvidos e os cuidados para garantir uma gestação mais tranquila.

Ainda há muitos mitos sobre e informações equivocadas a este respeito. Assim, a futura mamãe acaba não tendo uma ideia real sobre como é a gestação nessa idade, ficando insegura e apreensiva.

Lembrando que a gravidez pode ter seus riscos, mas também tem suas vantagens. No entanto o que realmente importa é como você se sente sobre a maternidade e planejá-la de acordo com seus objetivos e estilo de vida.

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender a gravidez com idade avançada e a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Tags:
Share:

Leave comment