gêmeos

Gravidez de gêmeos: confira 4 curiosidades

Muitas dúvidas surgem quando falamos de gravidez de gêmeos. O parto será sempre prematuro? Qual é a relação hereditária que estabelece a condição? Tratamentos de fertilidade aumentam as chances?

Confira algumas curiosidades que trouxe para você:

1 – Quem possui na família tem mais chances de ter gêmeos: 1 a cada 80 gestações são de gêmeos. Principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas e parentes de primeiro grau, as chances de uma gravidez dupla são maiores.

2 – Nem todos os partos de gêmeos são prematuros: Claro que há um índice alto de partos antes da 37ª semana, por conta de fatores como hipertensão, diabetes e da própria falta de espaço no útero. Mas não havendo complicações, os bebês podem nascer dentro do tempo convencional.

3 – É possível ter parto normal: É possível sim, mas o acompanhamento desde o pré-natal é fundamental para que isso ocorra. Neste caso, um dos requisitos é que os dois fetos estejam em posição cefálica na hora do parto. Isso não é o médico obstetra que define.

4 – A Fertilização in Vitro aumenta as chances: Isso acontece porque, para aumentar as chances de sucesso da FIV, em alguns casos é feita a transferência de mais de um embrião para o útero da paciente. Assim, nessas situações, maior é a chance de que ao menos um deles se implante e se desenvolva.

Quando a sorte encontra uma mãe duas vezes ao mesmo tempo, tudo vem em dose dupla. As emoções e experiências se potencializam. Além da alegria maior, gêmeos significam bem mais trabalho desde o início da gravidez.

O ideal é que, sendo uma gravidez de gêmeos ou não, a mulher sempre mantenha o pré-natal em dia. Dessa forma, além de diminuir o risco de complicações, é possível ter mais tranquilidade nesse período tão delicado.

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender melhor sobre a gestação. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Tags:
Share:

Leave comment