inseminação intrauterina

Inseminação intrauterina e suas características

A inseminação intrauterina é uma das técnicas da reprodução assistida de menor complexidade, que possui o objetivo de reduzir o caminho percorrido pelos espermatozoides.

É um procedimento mais simples, que consiste em processar o sêmen e introduzir os espermatozoides diretamente no interior do útero no momento que a mulher irá ovular.

1 – Pode ser realizada em consultório: No centro cirúrgico ou realizada no próprio consultório, a inseminação intrauterina é considerada um tratamento de baixa complexidade e uma ótima alternativa para os casos de infertilidade, além do custo relativamente mais acessível.

2 – Não há necessidade de anestesia: O procedimento não requer anestesia, sendo realizado com a paciente em posição ginecológica. Possui duração de poucos minutos e o retorno às atividades cotidianas ocorre logo em seguida ou, dependendo do caso, após 24 horas do procedimento.

3 – A fecundação ocorre dentro do organismo: Embora a inseminação possa ser realizada em um ciclo natural, observando-se o crescimento dos folículos por meio de ultrassonografias, a eficácia do procedimento aumenta quando são utilizados medicamentos que ajudam a estimular o crescimento folicular.

4 – Não há manipulação em laboratório: Após a coleta do sêmen, a técnica consiste em preparar o esperma, separando os espermatozoides mais rápidos para serem colocados, através de um cateter, no interior do útero. Não há maiores manipulações, apenas a escolha dos mais provável a adquirir sucesso.

Para que seja possível indicar uma inseminação intrauterina, é obrigatório sabermos se as trompas são possivelmente viáveis através de exames, visto que é nessa estrutura que ocorre a união dos gametas femininos e masculinos.

Sua maior indicação é quando há um fator masculino leve ou moderado como causa da infertilidade.

Por isso, se você está com dificuldades para engravidar por mais de um ano, procure ajuda. A inseminação pode ser uma das opções para o seu caso! Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment