ciclo irregular

Ciclo irregular? Aprenda a calcular o período fértil

O seu ciclo é irregular e você não sabe ainda qual é o seu período fértil? Trago algumas dicas pra você:

Uma opção é realizar exames de ultrassonografia seriados para controle da ovulação. O ultrassom mede o diâmetro médio dos folículos, onde o período fértil se inicia quando o maior folículo mede 14 mm e tem como melhor data quando o folículo atinge 20 mm.

Também podem ser utilizados os testes de ovulação que são vendidos em farmácia. Eles medem o nível do hormônio luteinizante (LH), que, em altos níveis, provoca a ovulação, equivalente ao período fértil.

Lembrando que o corpo manifesta sinais da fertilidade. Durante esse período, a libido se intensifica e o muco cervical se torna mais líquido, facilitando a passagem dos espermatozoides.

Ressalto que nem todas as mulheres percebem esses sintomas, mas observar os sinais do próprio corpo podem ajudar a identificar o período em que as chances de concepção são maiores!

Se você possui ciclo irregular e quer entender melhor como funciona, minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender como o seu ciclo funciona e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment