hormônio anti-mulleriano

Hormônio Anti-mulleriano e o que ele indica

O hormônio anti-mulleriano é uma substância produzida pelas células dos ovários e é responsável por controlar o desenvolvimento dos folículos, sendo assim um marcador da reserva ovariana, indicando qual é a quantidade de óvulos que a mulher dispõe em seus ovários.

Os níveis desse hormônio são avaliados por exame de sangue e a amostra de sangue pode ser coletada entre o segundo e terceiro dia do ciclo menstrual. Confira:

1 – O exame auxilia nos tratamentos de fertilidade: A realização é indicada em especial para quem busca a gravidez pelos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) ou outro tratamento de reprodução assistida, pois o resultado ajuda a entender como o organismo da mulher responderá ao procedimento.

2 – Os níveis são avaliados pelo exame de sangue: Os níveis desse hormônio são avaliados por exame de sangue e o momento indicado para se realizar o exame é junto da coleta de outros exames como o FSH, LH e estradiol, entre o segundo e terceiro dia do ciclo menstrual.

3 – Tem a função de alertar a proximidade da menopausa: O exame para saber do hormônio antimulleriano é um dos exames que oferece a estimativa mais aproximada da quantidade de óvulos que uma mulher pode produzir, já que ainda não é possível saber o número exato.

A realização é indicada em especial para quem busca a gravidez pelos tratamentos de reprodução assistida, pois o resultado do exame fundamental é para entender como o organismo da mulher responderá ao procedimento.

Níveis muito baixos demonstram uma baixa reserva folicular e sugerem que a resposta dos ovários à estimulação com hormônios será limitada.

Porém mesmo se a reserva do hormônio anti-mulleriano for baixa, é preciso levar em consideração diversos fatores como o histórico médico, a idade, a individualidade de cada caso e os resultados dos demais exames.

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment