infertilidade masculina

Infertilidade masculina: 3 principais causas

Os homens também podem ter problemas de fertilidade e a infertilidade masculina é causada por vários fatores, que possuem peso semelhante aos das mulheres, podendo ter relação entre si ou não…

Uma das causas mais comuns é a varicocele, que acomete cerca de 50% dos homens que possuem dificuldades. Ela acontece sempre que ocorre uma dilatação e tortuosidade nas veias que são responsáveis pela drenagem dos testículos.

Outra alteração importante é a azoospermia, ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado, algo que pode ser devido a um quadro obstrutivo ou não obstrutivo.

As alterações no funcionamento de órgãos relacionados à produção hormonal, como a hipófise, a tireoide, o hipotálamo e as glândulas suprarrenais também podem afetar a produção de esperma.

Aliás, os desequilíbrios hormonais podem afetar a ejaculação, os níveis de testosterona e a contagem de espermas, por exemplo.

A infertilidade masculina, portanto, pode ser causada por uma série de fatores, e é fundamental conhecê-los, bem como saber quais são os possíveis sintomas de doenças que podem levar ao problema. Isso permite o diagnóstico e tratamento precoce para evitar complicações, além da adoção de práticas que ajudem na prevenção.

Minha recomendação é sempre consultar um especialista em caso de dúvidas! Posso te ajudar a entender as causas da infertilidade e orientar a melhor opção de tratamento. Me envie por inbox no Instagram ou entre em contato comigo pelos telefones: (19) 99892-9576 / (19) 3255-8754

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment