infertilidade

Infertilidade: Primária ou Secundária?

Você sabia que a infertilidade pode ser primária ou secundária?

Muitos casais encontram dificuldades na gestação do segundo filho que, muitas vezes, não surgiram na chegada do primeiro. Esses casos são chamados de infertilidade secundária.

Enquanto a infertilidade primária, como o próprio nome deixa claro, corresponde aos casais que estão em busca da primeira gravidez.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 12,6% das mulheres entre 25 a 49 anos possuem infertilidade secundária.

Geralmente são as mulheres que já tiveram um filho ou mais filhos, porém, num período de 1 anos com sexo regular e sem uso de métodos contraceptivos, não tiveram êxito em uma nova gestação.

As causas da secundária, geralmente, são as mesmas da primária: tubas uterinas obstruídas, baixa reserva ovariana ou algum outro problema de ovulação, cicatrizes no útero, endometriose e baixa produção de esperma para os homens, dentre outras.

Para tratar o problema, seja ele primário ou secundário, não há uma regra. Para cada caso há um tipo de tratamento mais eficaz que deve ser avaliado junto a um profissional. Agende uma consulta comigo!

SOBRE MIM

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

Leave comment