Outubro Rosa e a importância da prevenção

Dra. Silvia Joly Mattos

Outubro é um mês muito importante para as mulheres. É o mês da campanha “Outubro Rosa”, movimento criado na década de 1990 com o objetivo de estimular a população para a prevenção do câncer de mama por meio do acesso à informação, conscientização sobre a doença, maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e redução da mortalidade.

Apesar de ser um assunto difícil de ser tratado, é com a divulgação de informações corretas que podemos prevenir o aparecimento da doença ou então de descobri-la em estágio inicial, facilitando assim o tratamento e minimizando os danos. Para se ter uma ideia, só no ano de 2016 segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram registrados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, o que corresponde a 25% do total de casos e sendo o segundo de maior incidência, ficando atrás somente do câncer de pele.

Para descobrir precocemente o câncer de mama é importante que tenhamos o hábito de observar nossos seios para verificar algum tipo de alteração como: caroço fixo endurecido e indolor, alterações do mamilo, nódulos nas axilas ou pescoço, pele avermelhada ou com textura diferente e saída espontânea de líquidos. As mulheres que apresentam predisposição genética devem estar ainda mais atentas, já que é fator de risco para o aparecimento da doença.

A recomendação é que, caso seja identificado um ou mais sinais, a mulher deve procurar imediatamente seu médico.

Para a prevenção, além de estar atentas aos sinais do nosso corpo, também devemos ir à consulta regularmente, e a partir dos 40 anos realizar a mamografia conforme a orientação de seu médico, exame não invasivo que detecta a presença de tumores.

Dra. Sílvia Joly Mattos, de Campinas/SP, é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Reprodução Humana e Vídeo-Histeroscopia.

Share:

Comments are closed.