Coito Programado

Dra. Silvia Joly Mattos

Os casais com dificuldade de engravidar de forma natural têm algumas possibilidades de realizar o sonho de ter filhos com procedimentos bem menos complexos, se tiverem essa indicação antes da Fertilização in Vitro (FIV). O coito programado é uma das opções muito indicadas nesse primeiro momento.

O coito programado é um tratamento para infertilidade de baixa complexidade que consiste em determinar o melhor período do ciclo menstrual para o casal ter relações sexuais, aumentando as chances de gravidez. Esse método pode ser feito tanto no ciclo menstrual natural quanto no ciclo menstrual auxiliado por medicamentos indutores da ovulação, que é o mais comum.

Nos casos em que há o uso de indutores de ovulação, esses medicamentos são administrados por via oral ou de forma injetável logo no início do ciclo menstrual durante certo período de tempo, durante o qual são realizadas ecografias de controle da ovulação, para se monitorizar o crescimento dos folículos. Após essa fase, em muitos casos a mulher toma uma injeção do hormônio HCG que permite a ovulação em torno de 35-36 horas após a aplicação, tornando assim um período altamente favorável para que o casal tenha relações sexuais.

Apesar da baixa complexidade, esse método não pode ser aplicado em todos os casais. Os casais mais indicados ao tratamento são aqueles cuja mulher tem menos de 37 anos de idade e com infertilidade de poucos anos; mulheres com reserva ovariana normal e integridade anatômica do sistema reprodutor, sem obstrução tubária; homens com espermograma regular; mulheres sem tratamentos anteriores e pacientes com fator ovulatório como única causa de infertilidade.

É importante lembrar que a data verdadeira da concepção não pode ser identificada, mas por esse método pode ser estimado o dia da ovulação pela ultrassonografia.

A porcentagem de sucesso para esse tipo de tratamento é de cerca de 20 a 25% dos casos, que normalmente diminui conforme o avanço da idade. Mas vale muito a pena por ter baixo custo e ser um procedimento simples e fácil de ser realizado.

Dra. Sílvia Joly Mattos, de Campinas/SP, é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Reprodução Humana e Vídeo-Histeroscopia.

Share:

Comments are closed.