LARCs

Tipos de DIU e suas diferenças

Dra. Sílvia Joly Mattos –

O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um método contraceptivo que faz parte do grupo dos “LARC” (Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração). Tem excelente eficácia, pois não depende da administração da mulher, portanto não ocorre esquecimento, como no caso da pílula, e se apresenta em três diferentes tipos.

Ele é colocado na cavidade uterina durante um procedimento simples e rápido que pode ser realizado em consultório ginecológico. A duração pode ser de 5 a 10 anos.

Existem 3 tipos de DIU:
  • DIU de cobre
  • DIU de cobre + prata
  • DIU hormonal (desses, existem o tradicional “Mirena”, e o lançamento “Kyleena”, com menor dosagem hormonal).

A diferença entre eles é que o DIU de cobre e o DIU de cobre + prata normalmente mantêm o ciclo menstrual regular. Já o DIU hormonal faz com que a menstruação diminua ou cesse durante sua utilização.

Por isso, é um método que pode ser utilizado por mulheres jovens ou mais velhas, inclusive que já engravidaram, sem nenhum problema. E o mais importante é que apresentam menos contraindicações e menor interferência com outros medicamentos.

Mas também é importante lembrar que o DIU hormonal pode ser usado para tratamento de algumas situações, sem nenhum objetivo anticonceptivo. Por exemplo, para mulheres que têm sangramento menstrual muito aumentado.

Dra. Silvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.