DRA. SÍLVIA JOLY MATTOS

Nasci e cresci em Campinas. Já na infância e adolescência, sonhava em ser médica. Aos 17 anos, ingressei em Medicina na UNICAMP certa da escolha feita. Formei-me em 1994 e já tinha como objetivo atuar na assistência à mulher. Foi o que fiz, cumprindo o programa básico de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), da UNICAMP, de dois anos, e depois o 3o ano de Residência Médica no CAISM/UNICAMP em algumas áreas específicas dentro da Ginecologia, incluindo Infertilidade Conjugal.

Obtive o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em 1997, e depois os de Laparoscopia e Histeroscopia, ambos em 2001. Ainda em 1997, tive a oportunidade de estagiar na área de Reprodução Humana, no Instituto de Ginecologia e Fertilidad –  instituição filiada à Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. De 1998 a 1999, voltei à UNICAMP para o curso de Pós-Graduação no Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, tendo defendido a Dissertação de Mestrado na área de Infertilidade em fevereiro de 2000, e obtido o título de Mestre em Tocoginecologia.

Nos últimos anos, tenho me dedicado mais a auxiliar as pacientes com dificuldades de engravidar, o que me motivou a ampliar os estudos na área de Reprodução Humana. Assim, posso continuar oferecendo o melhor atendimento e a confiança que toda mulher precisa nesse momento e fazer aquilo que mais gosto, que é ajudar a trazer vida nova ao mundo.

Na minha atuação como médica sempre prezei a relação de respeito e confiança com minhas pacientes, desde as adolescentes até as mais maduras já na Menopausa, fases tão distintas e que me agradam muito em atender. Sinto-me plenamente satisfeita em ajudar as mulheres a resolver seus problemas de saúde e também em poder receber uma vida nova nascendo, que para mim começa no momento da fertilização.

Reprodução humana, Fertilização, FIV

CURRÍCULO

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP – 1989 a 1994
  • Três anos de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM – UNICAMP, sendo o último ano com estágios  em Histeroscopia (diagnóstica e cirúrgica), Laparoscopia (diagnóstica e cirúrgica), Uroginecologia-Urodinâmica, Menopausa, Esterilidade, Infecções Genitais, Ginecologia Endócrina, Cirurgia Ginecológica e Ecografia – 1995 a 1997
  • Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) – 1997
  • Título de especialista na área de Laparoscopia – 2001
  • Título de especialista na área de Histeroscopia – 2001
  • Estágio na área de Reprodução Humana no Instituto de Ginecologia e Fertilidad – Instituição filiada à Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires – 1997
  • Pós-Graduação pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, tendo defendido Dissertação de Mestrado na área de Infertilidade e obtido o título de Mestre em Tocoginecologia – 2000
  • Curso Máster em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida pela SPMR (Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva) em parceria com o Projeto Alfa, com duração de 240 horas.
  • Título de Especialista em Reprodução Assistida pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).