Reprodução Humana

O que é blastocisto?

Dra Sílvia Joly Mattos –

Você sabe o que é blastocisto e por que ele é importante na fertilização in vitro (FIV)?

Como sabemos, o embrião é o resultado da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o que pode acontecer naturalmente ou em ciclo de FIV, em laboratório.

Durante o desenvolvimento, o embrião passa por diversas fases, se iniciando como um zigoto, quando dois gametas se fundem para formar uma estrutura única.

A partir da próxima etapa, nas divisões celulares, denominadas clivagens, o zigoto se torna um embrião, que se desenvolve em diversas fases, sendo uma delas a de blastocisto. Isso ocorre aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento dos embriões, dia ideal para implantação no útero.

Normalmente são transferidos primeiro os embriões de melhor qualidade, que possuem mais chances de se desenvolver. A implantação no interior da cavidade uterina é rápida e simples e não requer sedação ou anestesia.

Dra. Silvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.

2 comentários sobre “O que é blastocisto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.