Fertilidade

Indicações para preservação da fertilidade

Dra. Sílvia Joly Mattos

Preservação da fertilidade é o congelamento dos óvulos da mulher, para se ter filhos biológicos no futuro. Isso só é possível graças às avançadas técnicas em reprodução humana que foram desenvolvidas ao longo dos anos, fazendo com que uma gestação tardia possa acontecer da forma mais saudável possível.

Sendo assim, a preservação da fertilidade deixou de ser um assunto referente apenas às mulheres que querem adiar a maternidade por motivos de estabilidade econômica, formação profissional ou por não ter um relacionamento estável. Passou a ser indicada também para pacientes que poderão se tornar inférteis após o tratamento de doenças oncológicas, autoimunes ou mesmo algumas doenças ginecológicas benignas.

Este processo de preservação da fertilidade trata-se da criopreservação de gametas, e consiste em manter os mesmos em baixas temperaturas com seu metabolismo inativado por longos períodos, o que garante a viabilidade de uma gestação tardia por conservar a qualidade do material biológico. O ideal para a realização desse procedimento é até os 35 anos de idade, quando os óvulos estão na sua melhor qualidade.

Para o processo de congelamento de óvulos, a técnica utilizada atualmente é a vitrificação. Ela consiste no resfriamento de gametas femininos através do nitrogênio líquido a uma temperatura de -196º, o que permite a solidificação sem a formação de gelo (cristalização). Com essa técnica, as taxas de sobrevivência do óvulo após o descongelamento é de 95%.

O processo consiste em: avaliação médica, realização de exames sorológicos, estimulação da ovulação, aspiração folicular com captura dos oócitos, criopreservação dos mesmos e por fim manutenção dos oócitos criopreservados.

Todo esse processo de preservação da fertilidade garante à mulher a possibilidade de conquistar a sonho da maternidade no momento desejado e recuperando sua autoestima, principalmente no caso daquelas que passaram por uma doença.

Dra. Sílvia Joly Mattos, de Campinas/SP, é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Reprodução Humana e Vídeo-Histeroscopia.