Fertilidade

Como saber se estou no período fértil

Dra. Sílvia Joly Mattos –

As mulheres que começam a tentar engravidar devem ficar atentas aos sinais indicativos do período fértil, que é quando as chances de engravidar são maiores caso não haja nenhum problema que leve à infertilidade.

Num ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação costuma ocorrer em torno do 14º dia, momento em que o óvulo maduro se desloca dos ovários para as trompas, onde será o encontro com o espermatozoide. Se for fecundado, segue o caminho para o útero, onde a gestação ocorre.

Alguns sinais que indicam o período fértil:

– Aumento da temperatura corporal: essa alteração da temperatura é o que chamamos de basal e pode ser um indicativo para alguns casais. Com a ajuda de um termômetro é possível monitorar a temperatura durante o ciclo;

– Aumento da libido: é esse momento em que o desejo sexual aumenta, justamente porque o corpo está se preparando para a fecundação. Além disso, a produção de feromônios, hormônios responsáveis pela atração e excitação, também aumenta;

– Leve incômodo no ventre: pode acontecer uma dor leve na região baixa do abdômen, pois é durante esses dias que o óvulo rompe a estrutura em que está inserido dentro do ovário;

– Secreção: pode acontecer um aumento de secreção na região genital, parecida com a clara de ovo (espessa, levemente esbranquiçada e elástica), já que esta secreção é responsável por ajudar no transporte do espermatozoide até o óvulo.

Para calcular se você está no período fértil, usando como base um ciclo padrão de 28 dias em média, é preciso contar 14 dias a partir do primeiro dia de menstruação. Em seguida, contar 3 dias antes e 3 dias após essa data, sendo esse o período de ovulação (período fértil).

Mas esse método pode não ser exato, especialmente se você não tem um ciclo regular. Procure sempre um médico ginecologista.

Dra. Sílvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.