Cólicas menstruaisGinecologia e ObstetríciaTensão Pré-Menstrual

Ciclo menstrual e treinamento físico

Dra. Sílvia Joly Mattos – Algumas mulheres podem apresentar sintomas durante diferentes fases do ciclo menstrual, já que ocorrem oscilações nos níveis de estrógeno e progesterona.

No entanto, estudos indicam que a mulher pode aliviar os diferentes sintomas de cada fase do ciclo através de atividade física. Tenho muitas pacientes que fazem esportes, inclusive corredoras, que mantém os treinos na mesma intensidade e frequência durante todo o mês, seja na TPM ou na fase menstrual.

Isso porque a atividade física pode ajudar a amenizar cólicas menstruais e sintomas da tensão pré-menstrual, além das dores da endometriose, principalmente por causa da liberação de endorfina, um analgésico natural.

Mesmo em casos de pacientes que têm sintomas agudos da TPM eu indico a prática de exercícios físicos, associada a analgésicos, se necessário. Pode ser difícil criar forças para iniciar as atividades, mas os benefícios sempre compensam!

É importante lembrar que cada organismo funciona de uma forma e cada mulher tem uma sensação diferente em relação ao próprio corpo em cada fase do ciclo.

Procure um profissional capacitado para orientá-la e use os exercícios que lhe dão prazer e que ajudam a reduzir os desconfortos da TPM e das cólicas menstruais, por exemplo, a seu favor.

Dra. Silvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.