áreas de atuação

Reprodução humana, Fertilização, FIV

Reprodução Humana

A Reprodução Humana Assistida é o nome dado aos tratamentos que ajudam a mulher a engravidar. Há uma diversidade de tratamentos e cada paciente tem uma indicação específica, que se dá após avaliação completa realizada pelo médico especialista.
As técnicas de Reprodução Assistida mais simples são aquelas nas quais a fecundação se dá dentro do corpo da mulher e são chamadas de Inseminação Artificial. Já as técnicas mais complexas e modernas são de Fertilização In Vitro (FIV), quando a fecundação é feita em laboratório para depois ser transferida para o útero da mulher.

Reprodução humana, Fertilização, FIV

VIDEO-HISTEROSCOPIA

A histeroscopia é um procedimento ginecológico com finalidade de diagnóstico e/ou tratamento. A histeroscopia permite a visualização da cavidade uterina por meio da endoscopia, proporcionando um diagnóstico mais precoce e eficaz sobre o desenvolvimento de algumas patologias uterinas. Ela é indicada em casos de infertilidade, abortamento habitual, sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, aderências e espessamento do endométrio.
Se alguma patologia com necessidade cirúrgica for constatada, pode ser realizada a histeroscopia cirúrgica. A vídeo-histeroscopia permite que a cirurgia seja feita através do colo do útero, sem necessidade de incisões ou cortes. Ela é indicada, entre outras situações, para retirada de miomas, de pólipos e de septos (alteração congênita) e também para biópsia dirigida.

Reprodução humana, Fertilização, FIV

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, tanto na prevenção como no tratamento de doenças. O médico ginecologista trata desde problemas como cólicas menstruais até patologias como endometriose, doenças sexualmente
transmissíveis, problemas relacionados à sexualidade, entre outros, e auxilia a mulher a escolher o melhor método anticoncepcional de acordo com suas necessidades. E o ginecologista obstetra é quem cuida da mulher quando ela pretende ter um filho ou já está esperando por ele.
Portanto, desde a puberdade, com a chegada da primeira menstruação, até a terceira idade, após a menopausa, a mulher deve realizar pelo menos uma consulta por ano com o ginecologista.