InfertilidadeSem Categoria

Alterações na tireoide e infertilidade

Dra. Sílvia Joly Mattos –

Uma das causas de infertilidade mais fáceis de serem tratadas são as disfunções da tireoide, a glândula responsável pela liberação de hormônios relacionados ao metabolismo e ao ciclo reprodutivo. As disfunções relacionadas à tireoide são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e a produção irregular de alguns anticorpos.

Hipotireoidismo

As mulheres com hipotireoidismo têm dificuldades de engravidar porque há irregularidade na produção dos hormônios responsáveis pelo processo de ovulação. Alguns dos sintomas dessa alteração na tireoide podem ser: ganho de peso, fluxo menstrual alterado, diminuição do apetite, sono, fadiga e problemas cognitivos, entre outros.Existe também uma variação do hipotireoidismo, o hipotireoidismo subclínico, caracterizado por alterações hormonais discretas e sintomas sutis, como cansaço e interferência na fase lútea.

Hipertireoidismo

Nas pacientes com hipertireoidismo os hormônios produzidos pela tireoide são excessivos, aumentando assim o metabolismo e resultando na irregularidade dos ciclos menstruais, com a ovulação fora do período correto. Com isso, há também problemas para engravidar.

Diagnóstico

Essas alterações tireoidianas que afetam a fertilidade podem ser identificadas facilmente por meio de exames de sangue que medem os níveis de hormônios secretados pela tireoide, em especial o TSH – hormônio que estimula a tireoide.

Podemos ainda pedir um exame de sangue que verifica a presença de anticorpos antitireoide, que pode detectar doenças autoimunes onde anticorpos são formados para atacar as células da tireoide, diminuindo assim a produção de hormônio pela glândula.

É muito importante salientar que os níveis de TSH desejados para uma paciente com infertilidade ou aborto recorrente são diferentes dos níveis esperados para mulheres sem esse tipo de diagnóstico.

Tratamento

O tratamento de pacientes com hipertireoidismo é feito com medicamentos que diminuem a produção de hormônios, enquanto para pacientes com hipotireoidismo usamos medicamentos que estimulam a produção dos hormônios.

Dra. Silvia Joly Mattos é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia formada pela Unicamp, com Mestrado na área de Infertilidade pela Unicamp e especialista em Reprodução Assistida com Título reconhecido pela Febrasgo.